segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ESCRITOS Nº 27

UM PORRE EM GUAXININGUABA

Casado há três anos, eu era pai de uma filha. Comprei um terreno e construí pequenina casa. Estava nascendo o bairro de Guaxininguaba, mais tarde, Quintino Cunha. Tinha eu vinte e quatro anos. Naquela época, o lugar era constituído de casebres que nem o meu. Atualmente, quarenta anos depois, é quase todo povoado pela classe média.
Ali morei cerca de dois anos. Cerquei o quintal e plantei verduras. Isso, incentivado pelo meu bom vizinho que era verdureiro.
Nos finais de semana, levávamos a nossa produção para o mercado, no único ônibus que circulava...
Não havia luz elétrica nem água encanada. Mas gostávamos. Tranqüilidade absoluta. Toda a vizinhança se entendia.
Seu André, proprietário da maior mercearia do bairro, era sargento aposentado da Polícia Militar. Seu freguês e amigo, eu ia sempre às noites, quando havia futebol, assistir a transmissão em seu possante rádio.
André dava valor tomar umas e outras. Pelejava para me ver bêbado. Eu porém, nada queria com o álcool.
Certa noite o Brasil ia jogar com a Tchecoslováquia. E para me ver bêbado, atiçou-me:
- Vamos apostar? Cada gol que o Brasil marcar, tomamos, topa?
Aceitei. Arrependi-me. O Brasil fez cinco gols e terminei completamente bêbado. No dia seguinte amanheci em casa com uma dor de cabeça de lascar. Sem lembrar-me do que acontecera após embebedar-me, ele me disse:
- Você ficou valente! Queria quebrar tudo! Foi preciso três homens para dominá-lo. Só não lhe prendi porque fui culpado e você é muito meu amigo!

JOÃO BATISTA SERRA
Caucaia/CE
in: O Patusco nº 79
_______________

PASSAGEM

Debruçou sobre seu egoísmo
e seguiu em frente...

Duvidou do amor,
palavras vãs
atitudes falsas...

Carinho fugaz e idéias
sem convicção...
Sua entrega é uma incerteza
e seu amor não se completa...

THEREZA R. FIGUEIREDO
Santos/SP
_________

MENSAGENS:

* Com amor e caridade alcançarás patamares mais altos na espiritualidade.
* Não deixes para depois o bem que podes e deves fazer agora.
* Os bens materiais devem ser aproveitados mas com o pensamento em Deus
______________________________________________

floradas nas jarras
espalhadas pela casa
trazem em seus perfumes

saudades de outros jardins

***

vestígios verdes de ervas
traçam caminhos nas pedras
como linhas

em minhas mãos

***

estreita paisagem azul
atravessa o vão da janela
sutil passagem de outras luzes

EUNICE MENDES
Santos/SP
in: Nuvens de Sol
Contato com a autora:
walmordario@ig.com.br
___________________

CONTRAPONTO

O verso que escrevo
tem o teu rosto.
Puro. Bom.

O meu retrato
tem o teu sorriso.
Novo. De sempre.

O meu beijo
tem a tua boca.
Linda. Sensual.

O meu sonho
tem a tua realidade.
Viva. Indomável.

O meu poema
tem um nome:
O teu.

WALMOR DARIO SANTOS COLMENERO
São Vicente/SP
in: Memórias
___________

LIVROS DE EUNICE MENDES:

* Cerimônia das Flores
* Flores e Frutos
* Sonhares
Valor: R$ 15,00 (cada)

*

* Nuvens de Sol
Valor: R$ 10,00

*

* Sino dos Ventos (Haikais)
* Lua na Janela (Haikais)
* Espaços do Vazio (Haikais)
Valor: R$ 5,00 (cada)
_____________

ALGUNS LIVROS DE WALMOR DARIO SANTOS COLMENERO

* Tributo Vivo
* Um Poeta na Itália
* A Multiplicação do Nada
* Memórias
Valor: R$ 5,00 (cada)


CONTATO: walmordario@ig.com.br
_______________________________________________

"Nas noites de insônia tenho consciência de uma missão que se ergue à minha frente como uma montanha distante. Quando compus Papillons (Borboletas), comecei a sentir uma certa independência. Agora, as borboletas voaram rumo ao vasto e grandioso universo da primavera. A própria primavera surge à minha porta e me contempla, e é um menino de celestiais olhos azuis. (...) A experiência estética é a mesma em todas as artes. A única diferença está no material."

ROBERT SCHUMANN
Compositor alemão
_______________

FRASES:

" A arte é um dos meios que une os homens."
" Cada um viveu tanto, quanto amou."

LEON TOLSTOI
Escritor russo
____________

HAICAI

Vovó junta a palha
Mamãe prepara os ovinhos
Domingo de Páscoa.

HAZEL DE SÃO FRANCISCO
São Paulo/SP
___________

DESPEDIDA

A Ferreira Gullar

com fúria deixarei o mundo
aqui tudo será como antes
na secura das palavras
e no remorso vão

reminiscências do que fui
o desejo de ser alinhavo
certo de não levar mágoas
somente o que amei irá comigo

meu verso o passaporte
para um amanhã na eternidade

LUIZ OTÁVIO OLIANI
Lins de Vasconcelos/RJ
in: Fora de Órbita
______________

OCASO

O Sol estirado
nas paredes dos prédios
entardece todo o verso.
E os prédios
com seus vários olhos
acortinados,
esperam pelo início da noite.
e a conclusão discreta
do poema.

MALUNGO
Recife/PE
in: CD 20 Poemas
______________


"DEUSOMEM"

crucifícil:
sacrifixo
in
útil
...

ESCOBAR FRANELAS
São Paulo/SP
___________

UMA LIÇÃO, AINDA ASSIM

Meus poemas falam muito de fim.
Muitos não gostam deles ou de mim.
Não lhe conheço e isso é meio um abuso,
mas falo por não saber se você sabe:
Há poemas que existem
apenas para que você os deteste.
Alguns outros podem salvar sua alma.

SAMMIS REACHERS
São Gonçalo/ RJ
______________

LEMBRANÇAS

O dia acordou mais cedo.
A manhã caminhou leve
e deixou as sobras da noite.
Caminhei de mundo afora,
meditei com o tempo,
lavei meu rosto no vento,
enxuguei no calor do sol
e fiquei afogado
nas lembranças.

LUIZ FERNANDES DA SILVA
João Pessoa/PB
_____________

FRASE:

"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço."

KANT
Filósofo alemão
____________


O BLUES

(...)
Os cantos do trabalho, com seus ritmos uniformes e seus versos pouco rimados, são a outra fonte importante do blues. Há vinte ou trinta anos, ainda era possível cruzar-se com quadrilhas segregadas de trabalhadores negros esparramados ao longo das estradas enlamaçadas do Mississipi, Louisiana ou Texas cortando capim ou arrancando tocos de árvores ou folhagem. Enquanto trabalhavam, seguiam o solista da canção, que se mantinha unido ao cantar breves frases improvisadas às quais eles respondiam com um único verso repetido como um estribilho. Essas canções livres eram os cantos do trabalho e até os anos cinqüenta era possível escutar o padrão rítmico dos estilos dos cantos do trabalho em alguns blues gravados por artistas do Mississipi.
(...)

Por Samuel Charters
in: Mestres do Blues – Vol. I
(continua na próxima edição)

_______________________

ESPAÇO DO LEITOR

ARTE ETERNA

Enquanto houver num bosque verdejante
Lindas flores em densa profusão;
E houver da Via-Láctea na amplidão
Milhões de sóis de brilho fulgurante;

E houver nalgum humano coração
Da saudade a presença torturante;
E houver o mimo, o zelo cativante
De mãe trazendo o filho pela mão;

E houver um jovem tendo no seu peito
De ver seu sonho de ouro já defeito
Os espinhos cruéis da dor secreta –

A poesia não terá morrido,
Nem triste ficará por ter nascido
Alguém com a maldição de ser poeta!

CELSO MARTINS
Rio de Janeiro/RJ
_______________

TROVA

Minha vida tão modesta
Falta de amor não reclama,
Se alguém, ali me detesta
Mais adiante alguém me ama.

MARIA DE MELLO BANDEIRA
Santa Maria/RS
_____________

DICA DE LEITURA:

O PARAÍSO ERA ANTES - Poesias e Ilustrações - Lucia Fonseca - Editora da Palavra - 2008. Belíssimo o livro O PARAÍSO ERA ANTES (e será depois, para quem o ler), de ilustrações e poemas da primorosa Lucia Fonseca. Como disse Leon Tolstoi, "se quer ser universal, canta tua aldeia". Lucia canta seu quintal, seu jardim, sua infância, nos poemas que vão se entrelaçando às imagens. Tudo muito pessoal, nos conduz ao nosso próprio paraíso perdido da infância, poemas para serem amados!
______________

AVISO IMPORTANTE:

Aceitamos colaborações de poemas e/ou pequenos textos em prosa, que poderão vir a ser publicados se estiverem de acordo com o perfil da nossa linha editorial. Os textos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
O fanzine impresso pode ser adquirido pelo custo simbólico de R$ 2,00 (dois reais) - Assinatura Anual:
R$ 10,00 (dez reais).

Maiores informações entre em contato com o editor:

Walmor Dario Santos Colmenero

- Endereço Postal: Pça Nossa Senhora das Graças, 76 apto. 11

CEP.: 11390-090

Vila Valença - São Vicente/SP

- Endereço eletrônico: walmordario@ig.com.br

Nenhum comentário: