segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

ESCRITOS Nº 29

AUTOBIOGRAFIA

"Nasci na encosta de um outeiro. E fiquei, dentro em pouco, um pinheiro delgado e elegante. Tão elegante que uma senhora, passando com seus filhos por perto de mim, desejou-me para árvore de Natal.
- Como ficará lindo carregadinho de presentes e de doces, com as velinhas de cores – exclamou uma das meninas que acompanhavam a senhora.
Estremeci até as raízes, pensando que logo me haviam de arrancar para, no grande e festivo dia das crianças, ir adornar o salão de uma escola ou de uma casa abastada.
Passaram-se, porém, muitos anos e ninguém veio buscar-me para a festa do Natal. Minhas raízes aprofundaram-se mais; meu tronco tornou-se alto e forte; estendi para o céu ramaria possante, que as tempestades não puderam derribar. Todos os anos as pinhas enfeitavam meus galhos; e, quando amadureciam, aves, animais e homens vinham à minha sombra colher os frutos, que se espalhavam pelo chão. Eu era a maior e a mais bela de todas as árvores daquela região.
Mas o dia funesto chegou. Um homem aproximou-se de mim, olhou-me com atenção de alto a baixo, e fez, a facão, um sinal no meu tronco. Vieram depois operários musculosos, de machado em punho; e logo estava eu deitado no solo, com os ramos partidos. Estava reduzido a um simples madeiro – eu, o rei dos vegetais de toda aquela redondeza...
Arrastaram-me, em seguida, para uma fábrica e reduziram-se a uma polpa branca. Nenhum dos meus camaradas me houvera reconhecido, quando transformado em alvo lençol, sofria a última demão, a fim de aparecer no mercado sob a forma de papel. Que torturas padeci: os golpes mortíferos do machado, o talho agudo das lâminas que me dilaceravam, o aperto horrível de engrenagens que me esmagavam, o atrito áspero de mós que me pulverizavam, o ardor das drogas que me fizeram pálido... Depois de tudo isso, colocaram-me em uma prensa, da qual saí enfardado para uma longa viagem.
Vendeu-se um negociante a um impressor. Fui para uma tipografia, onde novas angústias me esperavam. Puseram-se em um prelo, no qual, em giros vertiginosos, palavras e gravuras eram sobre mim estampadas. Dobraram-me depois. Cortaram-me. Coseram-me. Cobriram-me com duas capas de cartão. E eis-me aqui, agora, meu amigo, para ir contigo à escola.
Não me maltrates nem me desprezes. Muito sofri para trazer-te a sabedoria dos antigos, as lições de experiência, a expressão dos prosadores e poetas, que enriqueceram tua língua materna e fizeram meigo e suave teu idioma.
Ama-me e lê-me: eu sou o teu livro."

ERASMO BRAGA
_________________________

ERASMO DE CARVALHO BRAGA, nasceu em Rio Claro a 23 de abril de 1877 e faleceu em Niterói a 11 de maio de 1932. Foi um pastor presbiteriano, educador e intelectual brasileiro. Estudou na Escola Americana e foi ordenado pastor em 5 de setembro de 1898. Em 1899 funda a revista O Puritano como alternativa a O Estandarte, junto com Álvaro Reis. Em 1907 traduz a Confissão de Fé da Guanabara, escrita por Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil, Pierre Bourdon e André La Fon. Participou do Congresso de Ação Cristã no Panamá, em 1916, onde foram discutidas as estratégias missionárias e o ecumenismo para a América Latina. Foi o primeiro presidente do Conselho do Colégio Mackenzie (1923). De 1924 a 1926 presidiu a Assembléia Geral da Igreja Presbiteriana do Brasil.
_________________

do meu lado
só Deus
fica acordado

lá fora
nem os sinos
tocam mais

nem os cães
ladram ao longe
nem o trotar
das charretes
atravessa a noite

tudo é silêncio
tudo é austero
não há sinais

parece que a vida
dorme sem sonhos

EUNICE MENDES
Santos/SP
in: Cerimônia das Flores
Contato: walmordario@ig.com.br

__________________________

DAS LUMINOSIDADES...

Vem uma luz
que me preenche,
que me conforta,
que me deixa pleno.

WALMOR DARIO SANTOS COLMENERO
São Vicente/SP
in: Das
_______

DOLORES DURAN

Fazer terremoto e neblina
navegar sempre em vão
a palavra mais doce
a palavra mais vida
a fina palavra não.

MARCELO DOLABELA
Belo Horizonte/MG
in: Aeroplano nº 3
_______________

LIVROS DE EUNICE MENDES:

Cerimônia das Flores – Valor: R$ 15,00
Flores e Frutos – Valor: R$ 15,00
Sino dos Ventos (Haikais) – Valor: R$ 5,00
Lua na Janela (Haikais) – Valor: R$ 5,00
Espaços do Vazio (Haikais) – Valor: R$ 5,00
Nuvens de Sol – Valor: R$ 10,00
Sonhares – Valor: R$ 15,00

LIVROS DE WALMOR DARIO SANTOS COLMENERO

Poemas Bluseiros – Valor: R$ 5,00
Um Poeta na Itália – Valor: R$ 5,00
A Multiplicação do Nada – Valor: R$ 5,00
Memórias – Valor: R$ 5,00

Contatos:
walmordario@ig.com.br
___________________________

FRASE:

"O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos." - Pitágoras (Filósofo grego)
_________

NO CREPÚSCULO

No ocaso, traços de melancolia
cobrindo o horizonte de tristeza,
a exibição de mágoas e beleza
sendo encenadas ao final do dia.

O sol vencido, em suprema agonia,
cumpre a programação da natureza
que, esbanjando encantos e sutileza,
transforma o merencório em poesia.

O belo espetáculo envolve a gente
e toda a inspiração se faz presente,
enchendo de versos a minha trilha.

Nesse momento em que a alma se ufana,
mesmo só vendo pela ótica humana,
tento reproduzir tal maravilha!

FERNANDO VASCONCELOS
Ponta Grossa/PR
_______________

O AMIGO

O amigo é o irmão amparado na cruz;
O amigo é a bagagem de amor
E de sonho contra a canção do abismo;
O amigo é o tempo líquido na
Mão direita, o sol na pele da verdade;

O amigo é o espelho, os cães
Caçando, o coração do pássaro
Azul voando pela janela;
O amigo é a ponte sobre o
Desfiladeiro; a lâmpada acesa
Na casa escura;

O campo de trigo sob a chuva;
O quintal cheio de pássaros e frutos;
Uma rua sem nome,
Quando os caminhos foram desfeitos;

O amigo é você mesmo,
Seu sonho e sua história,
Sua vocação para a eternidade.

ELIAS ANTUNES
Brazlândia/DF
___________

MENSAGENS:

* Muitos acumulam fortunas materiais enquanto empobrecem espiritualmente.
* Muitos enchem os bolsos de dinheiro enquanto esvaziam seus corações.
* Feliz é quem, à noite, fazendo retrospecto do dia pode sentir-se feliz.
________________

A palavra poesia tem sua origem na palavra poiésis que em grego significa
"ação de fazer algo."
Poeta era aquele indivíduo que inventava,
produzia através de sua habilidade e esforço.
Não era alguém que tinha um dom natural.
*
LEMBRETE:

É bom lembrar que a sonoridade de um poema não está só nas rimas,
não precisa ter rima.
Há outras possibilidades:
a combinação dos sons internos das palavras,
a contagem das sílabas em cada verso,
silêncios ou intervalos que surgem entre as palavras,
entre os versos e as estrofes.
Poesia é ritmo.

______________

"Sofrer nunca foi uma dádiva."

LUIZ BALTHAZAR
Barbacena/MG
_____________

O BLUES

(...)

As melodias, muitas vezes, tinham uma progressão característica de alto a baixo, começando com uma nota próxima à mais alta da melodia e, depois, descendo em intervalos de três notas. A escala vocal era a que normalmente se conhece como pentatônica, uma escala de cinco notas que provavelmente reflete as escalas africanas, que também são normalmente pentatônicas, em vez de a escala diatônica de oito notas da música européia.

(...)

Por Samuel Charters
in: Mestres do Blues – Vol. I
(continua na próxima edição)
_______________________

ESPAÇO DO LEITOR

"É bom viver esse amor constante,
composto de vida e de sonho
sentindo que nosso amor a cada instante,
se manifesta nos versos que componho."

EMERSON MACIEL
Laranjeiras/SE
______________

VONTADES

Vontade infinita de ser antídoto
no teu estado crítico
de fratura exposta.

Vontade de ser rio incontido
no teu atroz destino
de não fugir à morte.

Vontade, simplesmente, vontade
de policiar o barco
(casa, porto, sonho)
que afundou durante a tempestade.

Vontade inadiável
de resgatar o menino
que se afogou no azul da tarde.

Ah! Desejo louco
Roubar-te a alma e o corpo
para não sentir saudade.

LARÍ FRANCESCHETTO
Veranópolis/RS
______________

DICAS DE LEITURA

43º. FEMUP - Coletânea de poemas, contos e músicas - 2008. Coletânea do conceituado evento FEMUP - Festival de Música e Poesia de Paranavaí/PR. Desde 1966, o concurso reúne músicos, atores, poetas e escritores de várias partes do país. O famoso Troféu Barriguda premia os que se destacam, e não são poucos. Neste volume uma mostra dos talentos de 2008. O próximo será em novembro de 2009. Não perca!

O PÓ DA ESTRADA - Viagens - Enéas Athanázio - Editora Mirante - 2008. Neste livro onde Enéas conta episódios de sua vida, encontros e viagens, flui a linguagem clara e límpida do já conhecido escritor catarinense. Trabalhos de sua autoria aparecem com frequência em vários periódicos.

AVISO IMPORTANTE

Aceitamos colaborações de poemas e/ou pequenos textos em prosa, que poderão vir a ser publicados se estiverem de acordo com o perfil da nossa linha editorial. Os textos aqui publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
O fanzine impresso pode ser adquirido pelo custo simbólico de R$ 2,00 (dois reais) - Assinatura Anual:R$ 10,00 (dez reais).
Maiores informações entre em contato com o editor:
Walmor Dario Santos Colmenero
- Endereço Postal: Pça Nossa Senhora das Graças, 76 apto. 11 CEP.: 11390-090 Vila Valença - São Vicente/SP
- Endereço eletrônico:
walmordario@ig.com.br
__________________________________________

2 comentários:

Anônimo disse...

mais uma vez conferindo os talentos tão bem escolhidos por vocês..um abraço do touché

Ivone disse...

beleza pura FANZINE ESCRITO...
-também publico poetas no meu blog:
http://blog.clickgratis.com.br/bigrendaextra

sem deus/sem eus

ivonevebber